Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

11 de out. de 2021

MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO

Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)981708778

====================================================================

MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO 

O  Business Process Management (BPM) em suas raízes tradicionais traz conceitos que visam  a eficiência de operação em uma economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente competitivos e dependem principalmente da capacidade de inovação das organizações. Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações em se organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY, 2013).

 No entanto, é importante reforçar que apesar dos benefícios do BPM existem alguns obstáculos, como implementação em escala empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e barreiras culturais.  Nesse cenário, o BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação no qual necessita de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software, licença, sistemas de hardware, middleware de integração, até mesmo o desenvolvimento e manutenção de soluções customizadas.

 Além disso, o custo de hardware e software do BPM é dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer recursos de TI imprescindíveis nos quais são utilizados para integrar e personalizar a solução, e também manter o sistema BPM. Por fim, é importante destacar que além dos recursos de TI são necessárias as ferramentas de BPM uma vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com ferramentas, tecnologias e processos o BPM deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa  (ABUEZHAYEH; RUDDOCK; SHEHABAT; 2021).

 Nesse cenário, o Business Process Model and Notation (BPMN)  é o padrão utilizado para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de negócios são um elemento chave do chamado ciclo de vida BPM, onde os processos são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e monitorados. Contudo, o  BPMN permite criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um procedimento (DE LA FUENTE et al., 2020).

Fontes:

DE LA FUENTE, Rene et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of the central venous access placement for training purposes. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3889, 2020.

FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT, W.; STARY, C. Subject-oriented BPM= socially executable BPM. In: 2013 IEEE 15th Conference on Business Informatics. IEEE, 2013. p. 399-407.

ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK, L.; SHEHABAT, I.Integration between knowledge management and business process management and its impact on the decision making process in the construction sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.

  Ao discutirmos sobre BPM logo pensamos em modelagem. No entanto, o BPM é muito mais abrangente que somente a modelagem. O BMP precisa ser visto pelas empresas como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do conhecimento detalhado dos processos da empresa.

 Conhecer os processos e suas respectivas atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez que padronizar processos otimiza e acelera as atividades, e consequentemente evita erros humanos. A partir desse conjunto que as melhorias do BPM serão vistas na empresa.

 Um dos auxílios utilizados para conhecer e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais facilita o mapeamento do processo, no qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma é possível visualizar toda a etapa de produção de uma empresa.

 Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

 Um estudante do curso de análise e desenvolvimento de sistemas está animado com o começo de seus estudos na Universidade. Em uma de suas aulas, o professor lhe informou que irá utilizar um livro base em sua disciplina que está disponível na livraria do campus, o professor informa a turma que os alunos da universidade possuem desconto nesse livro na livraria do campus. Por ver uma boa oportunidade em adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a intenção de comprar o mesmo, solicita ao atendente se o livro em questão está disponível. Neste momento o atendente consulta o seu sistema para analisar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível, o atendimento informa ao estudante a indisponibilidade é encerra o seu atendimento. Porém, caso o livro esteja disponível o aluno é informado do preço e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece a atendente e sai da livraria. Caso ele possua dinheiro ele irá realizar o pagamento do livro e o atendente irá lhe entregar o livro juntamente com a nota fiscal do produto.

Baseado no cenário descrito acima, você como um entusiasta de tecnologia e ótimo analista de sistema resolve realizar algumas ações:

 a) Identifique as cinco atividades presentes no enunciado. Lembre-se que uma atividade é uma tarefa, como por exemplo, “Comprar pão”.

 b) Escolha três elementos de modelagem que estão presentes no enunciado e redija uma breve explicação de cada um, juntamente com um exemplo. Esses elementos se referem, aos estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais. Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: Atividade, Fluxo, Gateway, Evento, Artefato, Pool e Lane. Nesse sentido, você precisa apresentar uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher para explicar e apresentar seu respectivo exemplo.

 c) Realize a modelagem BPMN  toda a modelagem desse enunciado. Esse todo refere-se a identificação e representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos, pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas para a modelagem BPMN.

MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO

Precisando de assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a 2M ASSESSORIA

E-mail:  mvf5system@gmail.com

(15)981708778

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares