Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

16 de nov. de 2021

MAPA - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================

CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)981708778

====================================================================

A preocupação com a segurança dos ativos de uma organização no âmbito digital ao fato que de alguma maneira as empresas estão expostas, tal situação implica  em  investimentos  por  parte  das  organizações  e  elaboração de normas pelos comitês e governos para auxiliar  na  implantação  de  mecanismos  para  que  se  possa mitigar ou reduzir a níveis aceitáveis as ameaças virtuais. A  análise  de  segurança  da  informação  em  empresas  sempre  foi  uma  tarefa  muito  árdua,  pois  para  manter os dados em segurança é necessária a utilização  de  uma  boa  infraestrutura  de  software  para  ajudar na análise da rede, sistemas de monitoramento e de testes de rede.

 A tecnologia existente hoje exibe, por trás de um mundo  virtual  e  atrativo, indivíduos  com  grande  conhecimento  tecnológico,  mas  com  interesses  financeiros  ou  por  ego  denominados  de  crackers,  ou  seja, hacker com objetivos que infringem leis e com resultados danosos aos seus alvos. O objetivo é proteger  os  sistemas  ou  evitar  ataques  que  os  levem  a  conseguir informações que sejam de propriedade da organização.

 

Um tipo de ataque que está cada vez mais presente é o Ransomware.

A palavra ransomware e o fenômeno associado surgiu por volta do ano 2005, sobre uma classe específica de malwares que exigem um pagamento em troca de uma funcionalidade roubada. Os ransomwares mais difundidos fazem uso intensivo da criptografia de arquivos como meio de extorsão. Basicamente, eles criptografam vários arquivos nos discos rígidos da vítima antes de pedir um resgate para que os arquivos sejam descriptografados. A mídia relacionada à segurança e alguns fornecedores de antivírus rapidamente divulgaram esse  tipo de vírus como uma grande ameaça para o mundo dos computadores.

Fontes:

MENEZES, Pablo Marques; CARDOSO, Lanay Marques; ROCHA, Fabio Gomes. Segurança em redes de computadores uma visão sobre o processo de Pentest. Interfaces Científicas-Exatas e Tecnológicas, v. 1, n. 2, p. 85-96, 2015.

 

GAZET, Alexandre. Comparative analysis of various ransomware virii. Journal in computer virology, v. 6, n. 1, p. 77-90, 2010.

 

Ao falarmos em segurança em redes de computadores, geralmente associamos esta segurança aos cuidados de acesso à Internet, entretanto devemos observar que os ataques e invasões a computadores conectados a uma rede, podem ocorrer a partir de vulnerabilidades internas da rede.

 

A configuração adequada de uma rede auxilia a segurança dos dados trafegados e do sistema implementado. Compreenda que você como futuro(a) profissional de TI deve conhecer toda a infraestrutura a qual será implementado o sistema. Uma das formas de aplicar segurança em redes de computadores é a separação dos computadores conectados em Redes secundárias virtuais, denominadas VLan.

 

A VLAN é uma rede virtual logicamente separada. Podemos ter computadores conectados em uma rede local (física), entretanto separados virtualmente por equipamento (switch gerenciável). Assim teremos uma separação de computadores em redes restritas, onde uma estação não pode acessar a outra estação, mesmo estando fisicamente conectados.

 

A partir de todo o contexto apresentado leio o estudo de caso a seguir:

 

A Empresa CAK atua no ramo de Planos de Saúde Familiar e Empresarial a mais de 30 anos, tendo uma carteira de mais de 20 mil associados. Sua sede fica localizada na cidade de Cesumarcity no Oeste do Paraná, possuindo em sua sede um pronto atendimento para seus associados. Recentemente a empresa passou por problemas graves com o ataque de   ransomware, que quase foi catastrófico, se não fosse o seu sistema de Backup implementado no conceito de sistema distribuído.

 

“A base de um sistema distribuído é o agrupamento de vários computadores que estão interligados por meio de uma rede. Geralmente é uma interligação de sistemas dos usuários com  recursos  distribuídos com base na internet e uso de VPN, que comunica e disponibiliza recursos para usuários em locais geograficamente separados.”

 

Foi identificado que o ataque se originou de uma acesso vindo do setor comercial, onde aparentemente um dos usuários foi vítima de um e-mail falso.

 

Pois bem, você como um profissional altamente qualificado se dispôs a ajudar na solução do problema. Ao se reunir com os gerentes dos demais setores, foi pedido a você propor uma solução para que isso não volte a acontecer, como também um modo de isolar os setores. Eis que surgiu a primeira ideia, o isolamento dos setores em VLANs. Sendo assim, você deve reconstruir a rede e aplicar as devidas separações de estações, como também propor novas medidas de segurança. Vejamos a seguir algumas informações da empresa:

 

- A empresa é separada em 4 departamentos principais: Administrativo, Comercial,  Financeiro e Atendimento

- Um dos critérios impostos do diretor da empresa é que em cada sala possa se comunicar com alguns recursos específicos:

 

Administrativo: Servidor de ERP1, Servidor de E-mail1

Comercial: Servidor de DHCP para o comercial, Servidor de Intranet 1

Financeiro: Servidor de Intranet 2

Atendimento: Servidor de DHCP para o atendimento

 

OBS: cada departamento deve ter no mínimo 2 computadores para representar o setor.

 

Sua Missão na atividade MAPA é dividida em 3 fases:

 

Fase 1: Configuração da rede

1.1 Você deverá criar os servidores e departamentos, sendo que cada departamento deverá ter no mínimo 5 computadores.

1.2 - Criar 4 VLans em todos os Switchs (vídeo de explicação: https://youtu.be/0HO-VCGoZuY).

1.3 - Devemos lembrar que um computador não será útil se não tiver um IP atribuído, sendo você deverá configurar todos os computadores e servidores. O IP da rede deverá ser baseado baseado em seu RA, vejamos um exemplo:

RA 2025751-5

 

Rede com base é o último dígito de seu RA antes do traço:  192.168.1.X   

 

Caso Especial

RA 2025730-5 Em caso de dígito zero colocar 1 no lugar: RA 2025731-5

 

Fase 2: Configuração do Servidor de DNS

Infraestrutura básica: Nos servidores de Intranet deverá ser configurado o serviço de DNS.

 

Para configurar o serviço de DNS vamos ter como base os IPs atribuídos no servidor. O principal objetivo de um servidor de DNS é trabalhar com nomes em vez dos IPs para acessar endereço, sendo assim vamos configurar o mesmo seguindo o seu nome, vejamos um exemplo:

 

Carlos Danilo Luz

Computadores que acessam o servidor INTRANET 1, podem acessar o servidor ao digitar o nome Carlos no navegador

Computadores que acessam o servidor INTRANET 2, podem acessar o servidor ao digitar o nome Luz no navegador

 

Fase 03: Configurar arquivos no Servidor WEB

Infraestrutura básica: Nos servidores de intranet podemos ter diversos serviços disponíveis, como por exemplo, um servidor Web que é um dos principais componentes para aplicações WEB.

 

Você deverá editar o arquivo index.html contido dentro de cada servidor. Neste arquivo deve constar: Nome do Curso, Nome do Acadêmico completo, RA, Polo e o Nome do servidor (Intranet 1 ou Intranet 2)

 

Para Realizar sua Atividade MAPA, é obrigatório o uso do programa : Cisco Packet Tracer 7.3

Link para Donwload: https://drive.google.com/file/d/1_-LxDjLrh6v77pkPZ_wbl2yxEpiUyzHi/view?usp=sharing

 

A correção será realizada com base no arquivo .PKT enviado

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares