Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

16 de nov. de 2021

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2021


==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)981708778

====================================================================


Quem trabalha com Tecnologia da Informação realiza todo o gerenciamento de informações de uma empresa, fazendo a distribuição dessas em redes de computadores. O profissional de TI também está diretamente envolvido no processamento de dados, na engenharia de software e na parte de hardware. Mas não pense que o profissional de TI tem funções de apoio apenas, a profissão é superestratégica para que uma empresa saia na frente em relação a seus concorrentes. Assim, a TI desenvolve um papel fundamental na tomada de decisão gerencial, mas também requer um olhar bastante cauteloso na organização de suas atividades.

Disponível: < https://blog.pitagoras.com.br/profissional-de-ti/ > acesso em 01 de outubro de 2021 (adaptado). 

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas buscam uma melhor formação ou capacitação em TI, sejam elas profissionais que já atuam na área ou mesmo aquelas que são entusiastas de tecnologia, mas que ainda não tiveram um contato efetivo com a TI.  

No entanto, quando pensamos em tecnologia e nos serviços que podem ser oferecidos pelo departamento de TI, logo consideramos os fatores que estão diretamente relacionados ao hardware e software, ou seja, equipamentos, infraestrutura e programas de computadores que permitem a empresa alcançar seus objetivos. E, de certa forma, não está errado pensar assim, afinal é sobre isso mesmo que estamos falando quando o assunto é tecnologia da informação.

Mas como futuros profissionais de Gestão em Tecnologia da Informação, precisamos pensar além da parte técnica e operacional. Nosso trabalho enquanto gestor de TI não se resume apenas a manter equipamentos e softwares em funcionamento, ou substitui-los quando não são mais necessários. Precisamos entender sobre as necessidades do negócio, além de definir e comunicar a capacidade da TI em suportar os objetivos da empresa, entre outros fatores que estão mais relacionados com o alinhamento estratégico organizacional do que apenas conhecer sobre hardware e software.

Para auxiliar nesta tarefa, existem muitas ferramentas que auxiliam o processo de tomada de decisões e alinhamento estratégico junto à organização. Dentre elas, temos o 5W2H, que é uma técnica utilizada em muitos modelos de gestão e que apresenta excelentes resultados até mesmo na gestão de TI. A ferramenta é simples e não requer nenhum curso ou aula especifica sobre a sua utilização. A ideia consiste basicamente na elaboração de um plano de ação que solucione uma determinada situação. Ou seja, primeiro devemos encontrar um problema e depois descrever de que forma iremos soluciona-lo. Simples, não?!

Basicamente, a ferramenta 5W2H corresponde a um checklist administrativo no qual devem ser descritas as atividades, prazos e responsabilidades dentro de um projeto ou plano de ação. Desta forma, o objetivo é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

Não por acaso, a ferramenta é representada pela sigla 5W2H, que corresponde a uma abreviação dos termos em inglês: What (o que será feito?), Why (por que será feito?), Where (onde será feito?), When (quando será feito?), Who (por quem será feito?), How (como será feito?) e How much (quanto vai custar?). 

Na figura abaixo temos um exemplo prático do 5W2H:.


 

Disponível em: < https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/ > Acesso em 01 de outubro de 2021.

Pois bem, diante de tudo isso que foi apresentado e considerando que estamos em um curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, o objetivo desta atividade é colocá-lo na condição de um Gestor de TI que acaba de ser contratado por uma empresa. E, sua primeira tarefa é identificar e descrever 3 situações problemas relacionadas a TI e que podem gerar impactos nos objetivos organizacionais. A partir dessa identificação, elabore um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H (vide o exemplo no quadro acima). Orientações:

Para realizar a atividade, você pode tomar como referência a própria empresa onde trabalha ou conversar com um amigo para obter algumas informações que o ajude a identificar os problemas relacionados a TI.

Caso não seja possível nenhuma das duas opções acima, crie um cenário fictício identificando os 3 problemas necessários para a elaboração do plano de ação. A criatividade também faz parte do processo de avaliação. No entanto vale ressaltar que os problemas identificados devem estar relacionados ao departamento de TI, mesmo que não seja uma empresa exclusivamente da área de tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares